Alterações Climáticas em Portugal

Glossário

A

B

C
D
E

F

G
H
I

J

K
L
M
N
O
P

Q

R
S
T

U

V
W

X

Y

Z

Precipitação

Precipitação é qualquer tipo de fenómeno relacionado à queda de água da atmosfera independente do seu estado físico (inclui neve, chuva e granizo). A precipitação é uma parte importante do ciclo hidrológico, sendo responsável por retornar a maior parte da água doce ao planeta [IPCC, 2013].

Projeção 

Projeção é uma estimativa de uma potencial evolução futura de uma quantidade ou conjunto de quantidades, frequentemente calculado com o auxílio de um modelo. Ao contrário de previsões, projeções são condicionadas por pressupostos relativos, por exemplo, futuros desenvolvimentos socioeconómicos e tecnológicos que podem ou não ser realizado [IPCC, 2013].

Projeção do clima 

Projeção do clima é a resposta simulada do sistema climático a um cenário de emissão ou de concentração de gases estufa, geralmente derivados de aerossóis, usando modelos climáticos futuros. Projeções climáticas são distintas de previsões climáticas por sua dependência de dados da emissão, concentração e do uso de um cenário de forçamento radiativo, o que por sua vez é baseado em suposições relativas que podem ou não ser realizados [IPCC, 2013].

Protocolo de Quioto

O protocolo de Quioto é um tratado jurídico internacional que explicitamente pretende limitar as emissões quantificadas de gases com efeito de estufa dos países desenvolvidos, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causas do aquecimento global.

Através do protocolo, foi criado um calendário pelo qual os países desenvolvidos se comprometem a reduzir a emissão de gases do efeito estufa em, pelo menos, 5,2% em relação aos níveis de 1990, no período entre 2008 e 2012.